Comunicação Institucional
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) conta com o único Curso Superior em Tecnologia em Comunicação Institucional do Estado do Paraná. Público e gratuito, esse curso de graduação passou recentemente por uma atualização curricular, proporcionando um alinhamento entre o que há de mais atual no campo teórico e prático da comunicação institucional com as necessidades mercadológicas.
O curso de Comunicação Institucional possui uma carga horária mínima de 1.920 horas/aula. São 45 vagas com uma entrada por ano, por meio do vestibular da UFPR, pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada, que utiliza as notas do ENEM) e por programas de mobilidade acadêmica. O curso funciona no período da manhã no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR, localizado no bairro Jardim das Américas, em Curitiba.
Para as aulas, professores e alunos têm à disposição salas com projetores multimídia e sistema de som. Nas aulas práticas, são utilizados equipamentos profissionais de fotografia, áudio e vídeo para a produção nos laboratórios de informática ou no LAVI (Laboratório de Áudio, Vídeo e Imagem). O curso conta ainda com a ZiiP (Agência Experimental de Comunicação Institucional), em que os estudantes, orientados por professores, atendem clientes reais com soluções em comunicação integradas.
O profissional de Comunicação Institucional está habilitado para gerenciar a comunicação de organizações públicas, privadas e do terceiro setor. O comunicador institucional é responsável pelo planejamento e desenvolvimento de projetos de comunicação integrada para diferentes públicos. Uma das características dessa graduação é o enfoque nas línguas estrangeiras aplicadas à comunicação institucional, incluindo o inglês obrigatório.
O curso de Comunicação Institucional tem duração mínima de três anos. Por ser uma graduação de rápida inserção no mercado de trabalho, após a conclusão o profissional de comunicação institucional pode trabalhar com a comunicação interna e externa em organizações, agências de comunicação ou produtoras audiovisuais nas mais variadas funções. As habilidades desenvolvidas no curso se enquadram no ranking das profissões do futuro como: gestor de Big Data, gestor de comunidade e gestor de marketing para e-commerce.
A formação em nível superior também habilita o comunicador institucional para prestar de concursos públicos e ainda concorrer a vagas em programas de especialização e pós-graduação (mestrado e doutorado) tanto da área de comunicação quanto em outras áreas do conhecimento.